Temos diversos significados para a palavra CULTURA, de acordo com os dicionários pesquisados:
Conforme demonstra o dicionário de Língua Portuguesa, cultura é o ato, o efeito, a arte ou o modo de cultivar. Conjunto das operações necessárias para que a terra produza; lavoura, categoria de vegetais cultivados; terreno cultivado; meio de conservar; aumentar e utilizar certos produtos naturais; aplicação às coisas do espírito; estudo da cultura das letras; estado de quem tem desenvolvimento intelectual; conjunto de conhecimentos; instrução; saber: homem de grande cultura; apuro; esmero; elegância; adiantamento; civilização; culteranismo (do latim cultura).
Para o dicionário de Etimologia, cultura tem como significado o ato, o efeito ou o modo de cultivar.
Conforme o dicionário de antropologia cultural tem por definição como: a totalidade das reações e atividades mentais e físicas, que caracterizam a conduta dos indivíduos componentes de um grupo social, coletiva e individualmente em relação a seu ambiente natural, a outros grupos, a membros do mesmo grupo e de cada indivíduo para consigo mesmo. Também inclui os produtos destas atividades e sua função na vida dos grupos. È então o conjunto das tradições sociais, aptidões e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.È tudo que resulta do esforço criador humano.
Entretanto, para o dicionário de História nestes vinte anos, existe à identificação de uma cultura popular, radicalmente diversa daquela dos dominantes, gente de igreja ou escritores. Nos dois casos, o popular é definido pela diferença que o separa daquilo que ele não é: literatura erudita ou catolicismo normativo da organização eclesiástica. É possível então identificar que cultura designada popular compõem-se de inúmeros conjuntos, textos, gestos, crenças e atividade feitas dentro do seu meio social.
Verbete Original:
Em uma contextualização geral do termo cultura, é identificado como uma totalidade das reações e atividades mentais e físicas, que caracterizam a conduta dos indivíduos componentes de um grupo social, coletiva e individualmente, em relação ao ambiente natural, ou seja, ela é tudo o que caracteriza uma sociedade humana, é ela que nos diferencia dos outros animais, ela não é uma herança biológica, pois raça, sexo, cor, etnia não unem as pessoas. Só quem tem o poder de unir as pessoas é a cultura.
Na realidade não existem culturas boas ou culturas ruins, elas somente são diferentes. Não podemos negar que existam os preconceitos, pois dentro das sociedades existem os grupos de minorias, que são que são aqueles excluídos da sociedade como por exemplo os negros, índios, os nordestinos. Mas, o estudo da cultura se torna um antídoto contra o preconceito.
A cultura é uma herança social total da humanidade, ela nos ajuda a termos uma visão mais consciente sobre nós mesmos, sobre a sociedade na qual estamos inseridos e também sobre os indivíduos em sua totalidade. Como ela é mutável ela tem o poder de mostrar a nossa realidade e de transformá-la.
----------------------------------------------------------------------------
Bibliografias:
FERNANDES, Francisco; LUFT, Celso Pedro e GUIMARÃES, Marques. Dicionário Brasileiro Globo. Ed. Globo – 13º edição
CUNHA, Antônio Geraldo. Dicionário Etimológico. Ed: Nova Fronteira – 2º edição
BURGUIÈRE, André.(Org). Dicionário das Ciências Históricas
Série Diversos-1986
Editora: Imago-Rio de Janeiro
Enciclopédia de cultura ( sociologia e ciências correlatas)
F.Boas, Questiones Fundamentales de Antropologia Cultural, página 155, tradução de W. de Fredkin, 1943.
Livraria Freitas Bastos S.A 1963- Volume I – 2 Edição
Joaquim Pimenta